Prevenindo os Transtornos Emocionais

Atualizado: Jan 14

A OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou em 2017, que o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, o índice de transtornos de ansiedade e depressão são o triplo da média mundial .


A ansiedade e depressão são consideradas um dos maiores males do século 21, com o aumento dos meios tecnológicos, a essência de humanidade foi perdendo seu lugar para as máquinas e equipamentos eletrônicos, a internet ultrapassou todas as barreiras, coisa que (não precisamos nem ir tão longe) a 5 anos eram praticamente impensáveis, hoje tomaram forma e auxiliam o ser humano na comunicação, locomoção e até mesmo no raciocínio.


Circuitos eletrônicos simulam o cérebro humano, porém são milhões de vezes mais eficientes, substituindo a mão de obra física. Mas com todo esse avanço veio também as consequências, o vazio emocional gera inúmeros problemas psicológicos.


"De pouco ou nada adianta avançarmos em tecnologia e noutras áreas se a saúde mental do ser humano não estiver equilibrada para aproveitar toda a modernidade. " - Carlos Alberto Hang


Depressão


A OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou em 2017, que o Brasil foi o país mais depressivo da América Latina, o índice de depressão por aqui é de 5,8% da população, bem maior que índice mundial de 4,4%. Superamos a comunista Cuba que tem uma taxa de 5,5% o Paraguai com 5,2% além de Chile e Uruguai com 5%. A depressão é a doença que mais contribui no aumento dos índices de suicídio em todo o mundo, com cerca de 800 mil casos por ano.


Ansiedade


Já quanto a ansiedade, os dados apontaram que o Brasil é um grande lider, com 9,3% da população sofrendo de algum tipo de transtorno de ansiedade. sendo este índice quase três vezes maior que a taxa média mundial que é de 3,6% da população.



O mundo precisa de uma atenção especial quando se trata de saúde mental, os índices continuam aumentando drasticamente a cada ano.


A OMS estimou que a cada ano, as consequências dos trantornos mentais gerem uma perda economica de US$ 1 trilhado para o mundo.


O que é o Janeiro Branco


Com o intuito de conscientizar e prevenir esse mal do século, foi criada a Campanha Janeiro Branco, onde a ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.


Várias mídias sociais estão aderindo a campanha, tornando o movimento ainda mais forte a cada edição.


Leia mais em https://janeirobranco.com.br/


E quais seriam os objetivos da Campanha Janeiro Branco?


Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:


  1. Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

  2. Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

  3. Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

  4. Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

  5. Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.


Como contribuição ao movimento, nós da Expert Ocupacional compartilharemos, neste mês de janeiro, conteúdos voltados a saúde mental e de como vencer essa luta.


Incentive os colaboradores de sua instituição a participar, vamos fazer a nossa parte e orientar as pessoas a fazerem a parte delas, afinal, todos têm direito à Saúde Mental!


41 visualizações

©2019 Produzido por Expert Ocupacional. 

WhatsApp_Logo_1.png