A gripe chegou!

Sabe como prevenir sua empresa?

O inverno pode trazer mais do que uma mudança de temperatura. Pode literalmente alterar o clima organizacional de sua empresa, com os transtornos normalmente gerados pelas faltas dos funcionários gripados.


Sabendo disso, vacinar pode ser de grande ajuda para manter os níveis de produtividade nesta época do ano, e acima de tudo, melhora a imagem da empresa junto aos funcionários promovendo o reconhecimento e o bem estar de todos.


Conheça mais sobre todas as práticas das empresas que conseguem prevenir que a gripe afete sua produtividade.


Siga lendo, e veja como você pode oferecer inúmeros benefícios a seus funcionários e se necessário aos seus familiares com a vacina antigripal e alguns outros pequenos cuidados.


Quanto tempo leva para se recuperar da gripe?


Você já pensou nisso? Uma pessoa com gripe pode levar de uma a duas semanas para se recuperar completamente , mesmo se for totalmente saudável. Essa perda com o absentismo (ausências) costuma gerar um custo de 1 a 4 dias de trabalho do funcionário adoecido.


O que fazer se um funcionário estiver gripado?


Se um funcionário estiver gripado, é importante enfatizar que ele deve ficar em casa para se recuperar. Isso é particularmente importante, pois a gripe é altamente contagiosa por 5 a 7 dias depois que a pessoa apresenta os primeiros sintomas.


Um indivíduo pode transmitir a gripe até no dia anterior ao aparecimento dos sintomas. Sua presença na empresa pode colocar em risco todo o restante da equipe.


A cultura no local de trabalho que reforça o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é aquela em que os funcionários são responsáveis o suficiente e têm a confiança da empresa para levar o tempo que for necessário em sua recuperação.


As vacinas podem ser perigosas?


A segurança é crucial, mas há desinformados que veem a vacinação como um risco desnecessário. De fato, as vacinas precisam ser minuciosamente testadas antes de serem disponibilizados e que a segurança de cada vacina tem que ser monitorada continuamente quanto a temperatura e prazo até sua aplicação segura.


Todas as vacinas têm o potencial de causar efeitos colaterais - como febre leve, fadiga ou reações alérgicas em alguns casos. No entanto, mesmo efeitos colaterais leves, como os listados acima, são incomuns e, quando ocorrem, duram apenas alguns dias. Apesar dos mitos ao contrário, efeitos colaterais graves são muito raros.


Também é importante observar que, ao contrário dos equívocos comuns, você jamais contrairá gripe do vírus usado na vacinação. Isso ocorre porque a vacina usa vírus inativos da gripe em vez de vírus vivos e, como tal, não pode infectá-lo.


A vacina é sempre eficaz?


A vacinação ajudará a reduzir o risco de os funcionários pegarem gripe, no entanto, um indivíduo vacinado ainda pode potencialmente contraí-la. Algumas razões para isso são:


· A janela de imunização - pode levar de 10 a 14 dias para a vacina fazer efeito. Se alguém for exposto ao vírus nesta breve janela, ainda poderá contrair a gripe. Por essa razão se preconiza a vacinação antecipada aos períodos críticos do inverno.

· Vírus incompatíveis - A Organização Mundial da Saúde trabalha todos os anos para identificar os vírus com maior probabilidade de causar gripe em um determinado ano e recomendar que esses vírus sejam imunizados. Isso significa, no entanto, que poderia haver cepas do vírus da gripe que a vacina não pode imunizar.

· Outras doenças - também pode ser possível confundir sintomas semelhantes aos da gripe, quando na verdade é outra doença de inverno. A vacinação protege apenas contra o vírus influenza. Além disso, embora um indivíduo vacinado possa potencialmente contrair gripe, é provável que seja mais leve e seu tempo de recuperação mais curto do que teria sido sem a vacina.


Quais são os principais benefícios de um programa de vacinação?


Embora existam muitos benefícios para um programa de vacinação bem-sucedido, alguns importantes são:


· Mais saúde e bem-estar aos funcionários – Quando todos na empresa estão bem de saúde, o clima organizacional proporciona otimismo, felicidade e criatividade.

· Redução de ausências – economia direta com a redução de ausências e presenteísmo (falta de foco no trabalho).

· Maior produtividade - muitos funcionários disseram que sentem pressão para voltar ao trabalho antes de se recuperarem totalmente da doença. Isso leva a funcionários cansados ​​e degradados, que não conseguem ter um bom desempenho. Os programas corporativos de vacinação resolvem esse problema em sua fonte, prevenindo que os funcionários fiquem gripados.

· Valorizar a empresa – o investimento em saúde preventiva nas empresas ajuda muito a atrair os melhores talentos. Eles também podem garantir que os funcionários existentes continuem engajados e positivos com os negócios.


Outras dicas de prevenção.


Como as vacinas não são 100% eficazes e outras doenças sazonais abundam, pode ser útil ter sistemas adicionais para ajudar a manter os funcionários saudáveis. Algumas etapas importantes para promover o bem-estar dos funcionários incluem:


· Promover uma boa higiene do local de trabalho – Incentivar as boas técnicas de lavagem das mãos, disponibilizar recipientes com álcool gel, e higienização periódica de teclados, maçanetas, torneiras e interruptores, pois 80% dos vírus infecciosos são espalhados pelo toque das mãos.

· Incentivar a boa saúde e o bem-estar geral - Manter-se ativo e comer de forma saudável. Programas de acompanhamento nutricional, e academia corporativa têm resultados muito positivos para a saúde dos funcionários.

· Permitir que funcionários gripados possam ficar em casa - Se os funcionários se sentem pressionados a voltar ao trabalho antes de estarem totalmente recuperados, você pode se arriscar de a infecção se espalhar ainda mais e aumentar as ausências no futuro.


Os programas de vacinação implementados pelos empregadores ajudam a proteger os funcionários contra doenças, pois aumentam consideravelmente o número de pessoas imunizados.


Mesmo que todos os funcionários não tomem ou não possam tomar a vacina, a equipe já se beneficiará com algum aumento da imunização geral do grupo. Além disso, ajudar seus funcionários a ficar em forma e saudáveis, contribui para a produtividade geral e ​​os previne de transmitir doenças a seus entes queridos.


Ajudar os funcionários a se sentirem melhor, fisicamente e emocionalmente, deve ser uma prioridade das empresas. A Expert Ocupacional incentiva os empregadores a adotarem uma abordagem proativa para gerenciar a saúde dos funcionários.


Dr. Ricardo João Mezzarane

Perito Judicial / Médico do Trabalho

CRM 87834

43 visualizações

©2019 Produzido por Expert Ocupacional. 

WhatsApp_Logo_1.png