A Expert Ocupacional possui uma equipe especializada em elaborar documentos técnicos que atendam as Normas Regulamentadoras (NRs). Tudo isso atendendo os prazos e acompanhando com toda qualidade e preocupação.

Documentos

Técnicos

O PPRA tem o objetivo de avaliar a exposição dos colaboradores aos riscos ambientais existentes nos postos de trabalho, realizando a identificação, reconhecimento e avaliação dos riscos físicos, químicos e biológicos, bem como a descrição das medidas de controle empregadas, a definição dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

 
 

NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O PCMSO auxilia na detecção e prevenção de doenças profissionais por meio de exames médicos ocupacionais e complementares, relatórios estatísticos periódicos e anuais, ações de intervenção e palestras.
A Expert Ocupacional define um programa que detecta e previne o desenvolvimento de doenças profissionais por meio de um plano de ação que atende as necessidades de cada empresa.

 

Uma equipe de fonoaudiólogas especializadas em PCA desenvolve um programa para controlar o nível de ruído no ambiente de trabalho e a capacidade auditiva dos funcionários, prevenindo danos. Para isso, são tomadas medidas de controle do ruído, e é feito um trabalho de educação e conscientização do trabalhador por meio de cursos, palestras e treinamentos, além do monitoramento audiométrico.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

 

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

O LTCAT é elaborado de acordo a Lei Nº 9.732 , DE 11 DE DEZEMBRO DE 1998,  no artigo 57, parágrafo 1º, com o objetivo de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e avaliar se eles podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos.

 

É o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Serve para estabelecer se os empregados têm direito a receder adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.

É um documento importante tanto para assegurar o pagamento do adicional aos trabalhadores que a ele fazem jus quanto evitar um pagamento indevido do benefício.

NR 15 - Atividades e Operações Insalubres

 

NR 16 - Atividades e Operações Perigosas

É o documento técnico que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (Eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes), estando este item fundamentado nas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20 e no Decreto 93.412, de 14/10/1986 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Tem por objeto analisar as atividades desenvolvidas nas empresas, que de alguma maneira, tenham envolvimento/contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e/ou eletricidade, sendo estabelecido um adicional de 30% sobre o salário base do colaborador que tem contato ou acessa uma área com um destes riscos.

É um documento importante principalmente por possibilitar as empresas a realização de planos de ação preventivos ou corretivos, minimizando um possível passivo trabalhista.

 

De acordo com a legislação em vigor, o empregador deve avaliar os riscos de exposição dos trabalhadores a Agentes Químicos, Físicos e Biológicos e controlar os riscos que não possam ser eliminados.

Com avaliações qualitativas e quantitativas,com o objetivo de identificar quais os agentes químicos presentes no ambiente de trabalho e avaliar o risco decorrente da presença desses agentes, tendo por base as suas propriedades toxicológicas e físicas.

Avaliações de agentes físicos, químicos e biológicos

©2019 Produzido por Expert Ocupacional. 

WhatsApp_Logo_1.png