Ano Novo – Fique fitness

Atualizado: 18 de Dez de 2019

5 dicas para iniciar e manter a prática de exercícios físicos.

Durante o mês de janeiro, a saúde e o condicionamento físico são importantes para as pessoas que estabelecem metas para um ano novo saudável.


De acordo com o Google trends, (ferramenta do Google que apresenta gráficos relativos ao comportamento das buscas de um determinado termo) a busca por academias e algumas outras atividades relacionadas têm em janeiro um aumento de aproximadamente 33%.

Muitas dessas pessoas que estabelecem metas de condicionamento físico para o decorrer do ano, se esforçam para manter seu novo hábito, porém a realidade é que metade das pessoas desiste da prática de esportes entre o 3º e 5º mês de aula.


Embora os profissionais do esporte não possam garantir completamente o sucesso de seus de seus alunos, há algumas coisas que podemos fazer para ajuda-los a alcançar o sucesso, pois eles buscam adotar um novo hábito de se exercitar.


Estudos identificaram vários fatores que ajudam na melhor adesão ao exercício em diferentes grupos de pessoas. Aqui, apresentamos cinco fatores que podemos usar para ajudar as pessoas a manter suas metas de prática de esporte durante o ano todo.


Prazer


O melhor tipo de atividade física é o que você continuará praticando, as pessoas que sentem prazer no exercício no início da prática têm maior probabilidade de continuar com ele e ou continuar praticando outros exercícios semelhantes após este primeiro período inicial.


Os educadores físicos devem incentivar seus alunos a experimentar diferentes tipos e combinações de atividade física até encontrarem algo de que gostem. As pessoas também devem se sentir à vontade para explorar diferentes tipos de atividade física caso fiquem entediadas com aquelas que estão praticando. Lógico, isso deve ser feito sempre com a orientação de um profissional.


É importante observar que o tipo de exercício ou atividade física que alguém prefere não é tão importante quanto o tempo que eles passam regularmente realizando esse exercício.


As diretrizes de atividade física para americanos recomenda que os adultos obtenham pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de moderada a vigorosa a cada semana, e pelo menos dois dias de atividade de fortalecimento muscular para obter benefícios à saúde.


Automotivação


Além do tempo e do custo, a timidez e a falta de conhecimento sobre o que fazer em uma academia são comumente citadas como grandes barreiras.


Para saber o que e como fazer e aumentar a eficiência na prática de exercícios físicos, as pessoas devem procurar apoio da equipe da academia, de um personal trainer ou de amigos para desenvolver seus conhecimentos sobre técnicas de exercícios e equipamentos que proporcionem maior eficiência.


Podem procurar informações on-line de profissionais certificados em fitness, com instruções, vídeos e modelos.


Ajuda também aprender ioga, técnicas de levantamento de peso, andar de bicicleta ou fazer um treinamento funcional junto a um grupo já treinado, essas práticas proporcionam a melhora física e psicológica das pessoas, tornando-as mais ativas por conta própria, fazendo com que se sintam confiantes para a continuidade da prática de esportes.


Suporte social


Muitas vezes, é mais fácil manter um hábito ou comportamento quando sua rede social e familiar é favorável. É importante que as pessoas construam - e os profissionais de saúde incentivem e facilitem - o apoio social à atividade física.


As pessoas podem fazer isso convidando amigos e familiares para participar do novo hábito de exercício e ou buscando novas oportunidades sociais com pessoas que compartilham o interesse pelas mesmas atividades.


Os profissionais de saúde podem incentivar exercícios entre parceiros ou grupos, ou encaminhá-los para caminhadas ou outros grupos ativos na comunidade. As pessoas são muito mais propensas a se exercitar se seus amigos também o fazem.


Comprometimento


Juntamente com o suporte social, o comprometimento também pode ser um fator motivador para muitos. Um estudo qualitativo com um grupo de mulheres de meia idade indicou que o comprometimento com amigos e familiares foi um dos grandes fatores que possibilitaram a continuidade de seus exercícios físicos.


A pesquisa mostrou que as pessoas que se exercitam em grupos têm maior probabilidade de atingir resultados.

As pessoas podem estabelecer comprometimento trabalhando com um ou dois amigos ou com um treinador.


Compartilhar a jornada de exercícios on-line também gera comprometimento. Por exemplo, se uma pessoa posta em sua rede social que irá a academia, aumenta sua probabilidade de ir.


Integração na rotina diária


A falta de tempo é frequentemente citada como uma barreira à atividade física, mas não precisa ser assim. Planejar com antecedência é uma ótima maneira de ajudar a superar essa barreira. Os profissionais de saúde podem incentivar seus alunos a agendar exercícios semanais em seu calendário para garantir que se encaixem no dia a dia.


Os exercícios também podem ser divididos em blocos menores para melhor se ajustarem ao dia a dia. Por exemplo, alguém pode passar uma hora na academia ou 30 minutos na academia e fazer duas caminhadas rápidas de 15 minutos ao longo do dia.


Adotar um hábito de atividade física pode ser desafiador, mas os profissionais de saúde podem incentivar as pessoas a encontrar atividades de que gostem, desenvolver habilidades e confiança na prática com segurança, encontrar apoio e responsabilidade social e ajustar a atividade física à sua rotina diária.


Essas práticas podem ajudar os novos entusiastas do fitness a manterem suas decisões de Ano Novo nos próximos anos.




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